IMV realiza palestras em atenção às pessoas com deficiência e visando prevenção ao suicídio

Promover a inclusão e descobrir formas adequadas de lidar, agir e reagir em relação às pessoas portadoras de deficiência, tornando-as participantes naturais da comunidade acadêmica da universidade, além de discutir a depressão e a necessidade de prevenção ao suicídio, foram os principais objetivos de evento realizado nas dependências do refeitório do IMV, na tarde da última quarta-feira (21).
A ação, que contou com expressiva participação da comunidade acadêmica e administrativa do Instituto, foi idealizada a partir de parceria entre a Direção do Instituto e da Faculdade de Medicina Veterinária, o Núcleo de Acessibilidade da UFPA, Campus de Castanhal (NAcess) e a Divisão de Assistência Estudantil (DAEST) do Campus, em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, em virtude de demandas de discentes da FAMEV recebidas pela referida Divisão, e considerando, ainda, as campanhas decorrentes do Setembro Amarelo e a prevenção ao suicídio.
A programação teve a participação da servidora Adeline Oliveira, terapeuta ocupacional da Coordenadoria de Acessibilidade (CoAcess), subunidade da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST) da UFPA, a qual ministrou palestra acerca das barreiras atitudinais enfrentadas junto às pessoas com deficiência. Houve, ainda, palestra ministrada pelo psicólogo Androcles Dikson Barreiros, cujo tema foi a depressão.
O público, bastante interessado e participativo, contribuiu para que se atestasse a importância do evento, e a necessidade da continuidade de ações dessa natureza em nossa Unidade.
Texto: Anselmo Gomes
Diagramação: Ediglebison Sousa
Redes Sociais