A comunidade local, o ICMBio, o Instituto Bicho D'água, o IBAMA, a UFPA e o Governo do Pará unem esforços para resgatar um filhote de peixe-boi-da-Amazônia, espécie ameaçada de extinção, em Porto de Moz/PA.
Em março de 2024, por meio de ação colaborativa interinstitucional da Rede de Encalhe e Informação de Mamíferos Aquáticos do Norte e Centro Oeste (REMANOR), foi resgatado no município de Porto de Moz no Estado do Pará um filhote de peixe-boi-da-Amazônia (Trichechus inunguis), espécie ameaçada de extinção. A ação está envolvendo a comunidade local, o ICMBio, o Instituto Bicho D'água (IBD), o IBAMA, a UFPA e o Governo do Estado do Pará, por meio do seu Grupamento Aéreo de Segurança Pública (GRAESP).
Tudo começou no dia 04 desse mês, quando o comunitário Abel Viana encontrou, prestou os primeiros cuidados ao filhote e acionou a equipe do ICMBio da Reserva Extrativista (RESEX) Verde Para Sempre. O peixe-boi apresentava sinais de debilidade, tanto pela exposição prolongada ao sol e uma de suas nadadeiras, que estava amputada, provavelmente por ação humana.
As instituições parceiras envolvidas foram informadas e coordenadas no âmbito da REMANOR, tendo o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos do ICMBIO (CMA/ICMBio) e o IBD prontamente mobilizado suas equipes de especialistas, assim como a de profissionais do Hospital Veterinário da UFPA em Castanhal (HV/UFPA), fornecendo instruções à distância para que a comunidade e ICMBio local prestassem os primeiros socorros ao animal.
Após o primeiro atendimento deste filhote de espécie ameaçada, a Diretoria de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade do ICMBio (DIBio/ICMBio) viabilizou recursos necessários para seu resgate, providenciando que a médica veterinária do CMA/ICMBio, Fernanda Attademo, fosse até o local para coordenar os esforços clínicos de estabilização e garantia de bem-estar do animal.
O filhote será reabilitado e mantido no HV/UFPA com apoio do IBD e da Superintendência do IBAMA no Estado do Pará (SUPES-PA), uma vez que o órgão federal garantirá recursos e meios necessários para reabilitação, manutenção e destinação do espécime através do Plano Nacional de Biodiversidade (PLANABIO) conduzido por sua Diretoria de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas (DBFlo/IBAMA).
Para chegar até o HV/UFPA em Castanhal/PA, o peixe-boi será transportado de avião pelo Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Estado do Pará (GRAESP) e acompanhado em todo o trajeto por equipe de veterinários e biólogos do CMA/ICMBio e IBD.
A parceria entre comunidade local, IBD, GRAESP, UFPA. IBAMA e ICMBio é um exemplo inspirador de colaboração em prol da conservação da vida e do meio ambiente. Juntos, estamos fazendo a diferença na proteção das espécies ameaçadas.
#ResgateAnimal #Conservação #MeioAmbiente #ParceriaInstitucional
Redes Sociais