Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Projeto BRAFAGRI: discentes do IMV são aprovados em exame de proficiência e estão aptos a realizarem intercâmbio na França
Início do conteúdo da página
Últimas Noticias

Projeto BRAFAGRI: discentes do IMV são aprovados em exame de proficiência e estão aptos a realizarem intercâmbio na França

  • Publicado: Quarta, 26 Março 2025 14:46
  • Última Atualização: Quarta, 26 Março 2025 14:47
  • Acessos: 105
imagem sem descrição.

Na última terça-feira, 25, discentes de graduação do IMV realizaram exame de proficiência em francês, visando estarem aptos a receberem bolsa de graduação para intercâmbio de estudos na França em 2025, por meio do Projeto BRAFAGRI. Desde outubro de 2023, com suporte da PROINTER, são ofertadas aulas de francês no IMV, ministradas pelo professor Maxswell Sousa (sob orientação da professora Luciana Alves), ambos do Instituto de Letras e Comunicação da UFPA. Após a realização do exame de proficiência, aplicado na Aliança Francesa, foram aprovados Vinicius Guimarães e Maria Oliveira, discentes do curso de graduação em Medicina Veterinária do IMV e, que a partir de agora, estão aptos a serem contemplados com a bolsa para estudar em uma das quatro escolas de Veterinária da França, a partir de Setembro deste ano.


Em um trabalho conjunto no ano de 2022, as faculdades de Medicina Veterinária da UFPA, da UFRPE e da UFMT elaboraram e conseguiram a aprovação, junto à Capes, do projeto BRAFAGRI intitulado "Cooperação Franco-Brasileira para formação veterinária na abordagem One Health e Fauna Silvestre". Neste projeto, as três universidades Brasileiras estabeleceram uma parceria com as quatro escolas de veterinária existentes na França para o intercâmbio de estudantes, sendo elas: Institut d’Enseignement Supérieur et de Recherche en Alimentation, Santé animale, Sciences agronomiques et de l’environnement - VetAgroSup, em Lyon (primeira escola de veterinária do mundo, fundada em 1761), L'École nationale vétérinaire d'Alfort (EnvA), em Paris (segunda escola de veterinária do mundo), Ecole Nationale Vétérinaire, Agroalimentaire et de l'alimentation de Nantes-Atlantique – ONIRIS, em Nantes e L’École Nationale Vétérinaire de Toulouse – ENVT, em Toulouse. Localmente, na UFPA, o projeto é coordenado pelo professor Moysés Miranda, na UFRPE pelo professor Anísio Soares da UFRPE e na UFMT pelo professor Richard Pacheco.

registrado em:
Fim do conteúdo da página